terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Escola da Vida - Dorinha

Oi pessoal sou da turma de 1965. A terceira turma do Vocacional de Barretos. Sempre me lembro daquele espaço com muito carinho. Costumo dizer que o Vocacional Embaixador Macedo Soares foi uma escola de vida. Vanguardista, escola que nos ensinou a sermos verdadeiros cidadãos em nosso meio. Lembranças queridas dos colegas e professores, estão nos fazendo, nesses 40 anos de extinção do ensino Vocacional, nos encontrarmos através dos e mails relembrarmos nossas histórias e percorrermos nossa trajetória até aqui. Abraços fraternos á todos.
Dorinha Vitali .

O Simbolo deste Blogue.... é um presente do Colega Osnei

Nossos agradecimentos ao colega Osnei Rocco, pelo excelente desenho do Símbolo do GV Embaixador, que estampa este blogue.
Parabéns.

Noooossa !!! Marilda

Noooossa!!!!
Que oportunidade maravilhosa encontrar vocês novamente!
Denise, muito obrigada!

Confesso que fui às lágrimas ao ver a foto que a Elizete enviou. Ver tantos rostos adultos daquelas ainda crianças, quase adolescentes, que tanto marcaram nossas vidas. Tadeu e Osvaldo! Que saudade de vocês. E o Caique, onde está?

Li a mensagem do prof. Expedito e também me emocionei.

Passei toda a minha vida envolvida com ensino (na Unicamp) e sempre tentei levar para meus alunos um pouco do que aprendi com nossos professores.
O Voca foi e sempre será o meu ideal de escola. Ao buscar escola para meus filhos, sempre tinha uma crítica a fazer, fosse qual fosse a escola, porque ela nunca era nem de perto parecida com o vocacional.

Sim, tenho muitas lembranças para compartilhar com vocês e fotos também.

Vou aproveitar o feriado e fazer uma “busca” na minha imensa caixa de fotografias para mandar para vocês fotos daquele tempo.

Quem se lembra da musiquinha que cantávamos no ônibus (ou trem), nos estudos do meio:

"Oi quem vem lá, linda morena, o cinza e branco que quer passar.
O cinza e branco, sinal de guerra: Vocacional que estremece a terra!"


E cantávamos isso com o maior orgulho!

Eu me lembro até do começo do namoro entre o prof. Daniel e a profa. Zaira, as trocas de olhares num desses estudos do meio... E nós ficávamos torcendo para que aquilo desse certo...


Vocês se lembram de um desfile, no aniversário da cidade, auge da ditadura, em que caminhamos em bloco, coeso, um carro de boi na frente (acho), com uma faixa dizendo “porque gado a gente marca, tange, ferra engorda e mata” e na frente do bloco de alunos, carregávamos a continuação da frase “mas com gente é diferente”? Aquilo marcou minha vida.


Um fato muito curioso: vocês se lembram da profa. Nilce Miguel, de Educação Física? Pois é, eis que um dia eu me encontro com ela como professora do Colégio Técnico da Unicamp, onde eu também dava aulas. Foi muito emocionante encontrar com ela e passar a ser colega de trabalho daquela que um dia foi minha professora. Ela tinha (acho que ainda tem) e me mostrou a minha, as FOA’s – ficha de observação do aluno – onde anotava tudo sobre cada uma das alunas. Se for possível, vou incluí-la nessa lista.



Bom, acho que por enquanto é isso. Vou procurar fotografias agora.

Um beijo em cada um de vocês.


Marilda

Marilda Solon Teixeira Bottesi