quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

As "pílulas" do Padre - esclarecendo - Dorinha Vitali

Também quero contar algumas recordações .

Li os depoimentos do Dalton, que me desculpe, não me lembro dele, sobre a história do padre preocupado com as pílulas anti concepcionais.

O fato ocorrido foi, que uma das colegas da minha turma tinha sérios problemas de menstruação desregulada, e o médico havia recomendado a ela, para regular a menstruação, tomar pílulas anticoncepcionais, não me lembro bem o nome dela, me parece que era Mariza .

Uma vez por mês, vinha um padre debater conosco, pq a proposta era esta, os temas atuais, (eram pequenos seminários ) e um desses temas era a pílula anticoncepcional que na época estava no auge e levantava bastante polêmica na sociedade brasileira .

Ela levantou-se e expôs o caso dela, que usava por uma questão de saúde. Acontece que nãos sei se foi o padre ou algum outro colega, andaram esparramando nas outras escolas que algumas meninas do Vocacional tomavam pílulas.

Ah! Pra que! O negócio pegou fogo, foi um Deus nos acuda, e precisaram chamar um padre de Bebedouro para continuar vindo nos seminários do Vocacional nos dar as palestras .

Vejam só que escola vanguardista que era o nosso Vocacional. Um diamante perdido numa sociedade preconceituosa .

Creio que a turma de minha época deve tambem lembrar das nossas viagens a S. Paulo acompanhados por nossa Prof. de Educação Doméstica e o Prof . Wilson de Faria de História, acho que era ele sim, na FEIRA DE UTILIDADES DOMÉSTICAS - UD .

Cozinhas do futuro desfilavam diante dos nossos olhos curiosos e, maravilhados com tudo aquilo, assistimos ao show do grupo tropicália, Caetano Veloso, Gil, Betânia e Gal, era o despertar da carreira deles no circuito Rio - S.Paulo.
Aí o show terminou muito tarde e quase perdemos o trem que vinha pra Barretos á noite .

Nossa aventura foi demais, me recordo dos professores pedindo pelo amor de Deus aos taxistas que voassem e nos levassem rumo a estação ferroviária o mais urgente possível. Chegando lá foi outra epopéia, o trem estava acabando de sair, só me lembro que entrei no trem já andando, correndo, nem sei como consegui pegá-lo. Meu coração queria sair pela boca. Alguns colegas ñ conseguiram e só voltaram no dia seguinte.

No trem encontramos a turma da Banda do Ateneu, que tinham ido fazer uma apresentação em S.Paulo. Foi muito legal, viemos todos conversando sobre nossas escolas. Não dormimos a noite inteira.

Lembro que faziam parte da nossa comitiva na volta á Barretos a prof. de Educ. Doméstica, a Verinha Suzuki, a Salete Quirino, a Rosa, Ana Maria (irmãs) o Mauro Volpe Aguiar, acho que a Jussara Donegá também estava, a Rute Barbosa, a Marien, o Luiz Barbosa, (Chiquinho Baston vc estava ?!), etc...

Não foram todos os colegas, estas viagens aconteciam qdo tinha algum evento de expressão em S.Paulo. Aí a prof. de educação doméstica fazia a proposta em classe e quem queria participar ia. Sempre aos finais de semana, para que ñ atrapalhasse a aula na segunda-feira . Assim fomos na Fenit, UD, Bienal,... gente ... escola como a nossa acho que nunca mais.

Se me lembrar de algo mais conto depois .

Beijos á todos os colegas vocacianos .

Dorinha Vitali (turma de 1965 ).

Essas são recordações preciosas, maravilhosas, que jamais esquecerei, da minha adolescência .

O Vocacional nos marcou a todos com todo o seu vanguardísmo, com o seu trabalho inédito de inserção de seus alunos no mundo, em suas sociedades em seu meio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário